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Táticas, operações e procedimentos


Na AoE, "tática" refere-se a manobras que unidades individuais ou pequenos grupos de unidades usam para atingir seus objetivos. "Operações" refere-se a manobras que grandes grupos de unidades usam, ou que ocorrem em grande parte do campo de batalha. "Estratégia" refere-se a considerações gerais. Por exemplo, uma estratégia em uma situação com múltiplos oponentes seria concentrar todas as suas forças contra um oponente. Um plano operacional seria enviar as tropas de choque primeiro, apoiadas por arqueiros de pé, e seguidas por engenheiros de combate, enquanto a cavalaria assedia as áreas de retaguarda. Evitar o fogo de um arqueiro inimigo seria uma manobra tática. Existem também outros procedimentos úteis que são de natureza não militar.

Códigos 











Age of Empires 2: Age of Kings-pc
Age of Empires 2: Age of Kings


Durante o jogo, pressione Enter e digite algum dos seguintes códigos:

1000 de ouro:
robin hood

1000 de madeira:

lumberjack
1000 em pedra:
rock on
1000 de comida:
cheese steak jimmy´s
Ganha a fase atual:
i r winner

Perde a fase atual:

resign
Mostra o mapa completo:
marco

Carro Shelby AC Cobra:
how do you turn this on
Construções mais rápidas:
aegis

Unidades de sabotagem:

to smithereens

Mata o inimigo selecionado. O número é um valor entre 1 e 8:

torpedo1
Morrem todos os inimigos:
black death
Suicídio:
wimpywimpywimpy
Mapa sem sombras:
polo
Controle os animais(Com isso você perde o controle dos Humanos):
natural wonders
Villager maior e mais rápido:
i love the monkey head

Evitando projéteis


Projéteis de armas de mísseis em AoE viajam em linhas retas, pelo menos na superfície xy. Sem balística, eles se dirigem para a posição do alvo no momento do disparo. Com a balística, eles se dirigem para onde o alvo é calculado, com base em sua velocidade no momento do disparo. Em geral, esses projéteis podem ser evitados pelo movimento.
Pré-balística, não ajuda a mover-se para o projétil, e não ajuda muito a se afastar. O movimento mais eficaz está em ângulo reto com o movimento do projétil. Pós-balística, qualquer evasão que evite o caminho do projétil será suficiente. Parar um alvo em movimento geralmente funciona, e é mecanicamente a manobra evasiva mais fácil de executar.
O caminho de um projétil sempre tem alguma largura, então a evasão bem-sucedida requer que o alvo se mova pelo menos a uma certa distância. Unidades rápidas são claramente superiores. Pequenas unidades podem ser superiores.
Evitar projéteis de arma de pólvora manuais pode não ser possível, porque eles se movem muito rápido. No entanto, o movimento do alvo pode afetar a probabilidade de acerto.
Os navios têm a característica adicional de levar algum tempo para virar. Eles só podem se mover ou disparar diretamente para frente. Os Viking Longboats parecem emitir um jato de flechas; pode ser mais difícil evitar o fogo do que o das naves regulares.
Todas as armas de artilharia têm características especiais. Uma característica comum é que seus projéteis se movem bem devagar. Outra é que eles têm uma área efetiva muito maior que qualquer flecha. Os Trebuchets têm um ataque muito forte (e um alcance mínimo), então mover-se em direção a eles pode ser muito eficaz. A área de pouso do míssil de um trebuchet é altamente aleatória no momento do disparo, embora determinista depois disso.

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