A Microsoft reforçou seu investimento e seu compromisso com o conteúdo exclusivo, com seu recente anúncio de aquisições de cinco novos estágios, dobrando a quantidade de estúdios sob o estandarte da Microsoft Game Studios. Em entrevista à CNET, o chefe do Xbox, Phil Spencer foi surpreendentemente franco, admitindo que o conteúdo da primeira parte tinha sido uma área de fraqueza com a marca até recentemente e que seu trabalho não é feito para tentar resolver o problema.
"Fui explícito que precisávamos para aumentar nosso investimento em nossos estúdios de primeira parte e na E3 anunciamos a adição de cinco novos estúdios", disse Spencer. “Eu não acho que estamos prontos. As pessoas querem jogar ótimos jogos em nossa plataforma. ”
Spencer também falou sobre onde ele está na expansão dos videogames como um meio, falando por um momento não como um executivo da marca Xbox, mas como alguém que parece genuinamente interessado em expandir e espalhar o alcance dos jogos.
"O que eu vejo agora é essa oportunidade em que 200 a 250 milhões de pessoas vão comprar um console, seja de nós da Sony ou da Nintendo - ou até mesmo de algo que possa estar chegando aos 2 bilhões de pessoas que jogam videogames" ele disse. “E eu digo: 'Como podemos ativar o ótimo conteúdo e as histórias que vejo acontecendo na tela da minha televisão ou no meu laptop de PC para chegar a todas as telas do mundo?'”
Spencer também sugeriu modelos alternativos para distribuição de jogos, como serviços de assinatura e streaming de jogos apontando para o setor de TV, que atualmente está passando por uma mudança de paradigma semelhante, com o surgimento de serviços de vídeo sob demanda como o Netflix.
“Olhe para a televisão. Acho que estamos em um momento interessante com novos modelos de negócios e penso em criar alguns dos conteúdos mais criativos e envolventes que vimos em empresas como Netflix, HBO e Showtime. Esse conteúdo é consumido em todos os tipos de telas, mas é projetado para uma tela grande na parede.
“Temos ótimas histórias, personagens e mundos em jogos que foram bloqueados em algumas telas por causa da capacidade técnica que você precisa para ver esse conteúdo. E nós realmente tomamos essa visão de como esses personagens podem alcançar mais e mais pessoas no planeta? ”
Concordo com as ideias de Spencer em princípio. Eu também concordo que o jogo verá uma mudança de paradigma nos modelos de negócios, e é provavelmente uma das razões que a Microsoft tem pressionado tanto para o Game Pass. Dito isso, eu só espero que o foco de Spencer esteja mais na criação de um ótimo conteúdo por agora, do que em descobrir novas formas de disseminá-lo. Por enquanto o primeiro é o maior problema que o Xbox enfrenta - você não pode distribuir conteúdo que não existe.
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